segunda-feira, 22 de agosto de 2011

... e afinal acabou por ser o meu melhor dia cá! (Parte 5)

N hora do jantar normalmente a malta junta-se toda na mesma cozinha (há uma por piso) a cozinhar. Ando a ensinar o Thomas que é Polaco a falar português. Agora já só se ouve o Thomas por aí a dizer "ó pá tu és fixe" e "foda-se". :)

E afinal afinal, depois do papel do outro dia ainda naõ sou a ovelha negra cá do sítio. Esta gente até me curte a pacotes (mas também como não!!).


Este é o Josef é Checo e ficou vidrado no meu moleskine. Disse que o assinava como os outros em troca de um desenho meu! Negócio fechado. :)

... e afinal acabou por ser o meu melhor dia cá! (Parte 4)

Por esta altura já começava a ter fome, os cereais não chegavam para o que eu já tinha andado. No outro dia gostei tanto de ir até ao Кофе Хауз que resolvi lá ir de novo. Algo que ainda não vos disse, resolvi não usar uma palavra de inglês que fosse. Além de estar sozinha resolvi que tinha de safar-me em Russo!

Pedi chá preto com menta e um muffin, não pedi o de chocolate, queri provar o outro, mas se calhar não sei dizer lá muito bem baunilha em russo ainda :)


Posso dizer-vos que foi dos momentos mais descansados que alguma vez já tive. A minha cabeça parecia estar cheia de coisas ao mesmo tempo. Lembrei-me de tanta coisa e tanta gente e senti-me realmente bem e em paz. Eu estava sozinha a beber chá em Moscovo, que pedi em russo, e por momentos senti-me grande, capaz de tudo! Foi a primeira vez que pensei realmente na vida desde que cá cheguei e que consegui decidir algumas coisas.

Depois desde momento alto da minha vida, pensei que a Bárbara estava doente de cama e resolvi dar uma de mim mesma (aquele doce de pessoa que vocês conhecem). Ela queria muito provar os donuts da Dunkin´Donuts que lhe disseram ser os melhores do mundo. Isso fica na Rua Arbat que ainda é um pedaço daqui e já são 5h! Azar... abro o moleskine, olho para o mapa e lá vou eu ver como raio vou para Arbat dali.

O meu dia só podia mesmo melhorar, Não só estou sozinha na Rússia no meio da talvez mais famosa praça do mundo como ainda nem sequer sei o caminho para onde tenho de ir. O que eu sempre quis, eu, um pais estranho (um idioma estranho é que nunca desejei) e um mapa na mão.

Entro aqui saio ali e descubro coisas novas que ainda não tinha visto.







No caminho encontro uma coisa que só por si já me faria ganhar o dia, e que eu já tinha desistido de encontar... o meu emblema para a capa da faculdade!!! :)))))


De volta ao caminho... percebi que não era por ali porque vi a Catedral de Jesus o Salvador e sabia que tinha visto no mapa que ficava mais abaixo... Vejo o mapa e lá me meto no caminho certo.

 Neste ponto já sabia onde estava. Esta é a Casa da Amizade e eu já passei aqui, portanto até Arbat é um tirinho!

O Donuts é que já não me lembrava bem onde era e é claro que tinha que ser na outra ponta da rua mas sem problema, por esta altura já me estava a sentir a maior por me estar a maior. Ando sozinha, não me perco, sei onde estou, só falo russo...



Já tinh os donuts toca a voltar que o cronometro está a contar até eles derretere. No caminho a segunda compra do meu dia, um espirógrafo que me vai ajudar a fazer uns desenhos fantásticos! Que dia...! :)

É claro que ainda me detive aqui e ali a ouvir pessoas a tocar na rua e pinturas.



Mais uma vez o metro vinha à pinha. Eu voltei a fazer a minha cara de "cuidadinho comigo que eu mordo" e lá vim eu. Ainda tinha de ir comprar água que a nossa reserva tinha acabado.


Como recordação do meu dia (como se algum dia me fosse esquecer do dia em que me mandei sozinha para Moscovo) comprei este pin.

Cheguei ao Instituto e depois de um banho acalmei mas não me sentia mais triste como quando saí daqui. Só as saudades dos meus sobrinhos é que se mantiveram.

... e afinal acabou por ser o meu melhor dia cá! (Parte 3)

Saí da Catedral com uma mão de postais de comprei lá dentro dela, mas as fotos nunca me parecem demais. Dei a volta a toda ela e tirei mais umas quantas fotos...














... e afinal acabou por ser o meu melhor dia cá! (Parte 2)

Nunca é demais fotos da Catedral. Sempre que cá venho tiro montes...e lembrei-me "eu ainda não fui lá dentro!!".


Paga-se (claro) e para tirar fotos também (obviamente). Estudantes têm sempre desconto por cá e eu mostro sempre o eu cartão, desta vez também tive. Fixe são logo menos 200 rublos (5 €).






 










... e afinal acabou por ser o meu melhor dia cá! (Parte 1)

Acordei mesmo mal hoje. Não queria ir para a aulas, tinha sono, quase me deixei dormir de novo.
Levantei-me, ou melhor arrastei-me da cama, lavei a cara ainda a dormir, tomei o pequeno almoço.

A Bárbara está com gripe (está muito pior do que eu), ficou de cama e eu tive de ir para as aulas sozinha. Os espanhois só cá estão mais amanhã, é das pessoas com quem melhor nos dá-mos, dá-me pena vê-los ir embora...


Hoje é dia de ver filmes, pelo menos foi interessante (foi o único que eu gostei no mês todo)!!

Venho almoçar e a Bárbara está de cama completamente enterrada. Faço-lhe uma sopa quente, o colega turco a nossa turma trouxe um chã com mel para ela, e eu como cereais... não estou mesmo nos meus dias. Só sonhava em ver os meus sobrinhos a entrar na cozinha a correr hoje...

Deixo a Bárbara na cama e volto para as aulas. O meninos basaram todos só lá estou eu e então a professora deixa-me vir embora.

Cheguei ao querto mesmo em baixo. Sentia-me mesmo triste hoje. Não me apetece estar cá, mas na verdade também não quero ir embora. Apetecia-me ir passar uma semana com a Vanda a Fuerteventura...

Com a B. de cama resolvo ir andar a pé, não me apetece ficar fechada.

Vou por aí fora, chego à entrada do metro e... entrei, fui sozinha para a Praça Vermelha!

Entro no metro com a minha pior cara, toda a gente parece funestre no metro sempre com ar zangado eu não quero destoar, além disso estou sozinha portanto é bom ter ar de má!

"ESTOU SOZINHA EM MOSCOVO!" - pensei... o metro em hora de ponta por cá é um mundo de gente!


Chego à Praça Vermelha. Hoje tudo me parece maior! Ainda nem me caiu a ficha que estou sozinha... Mas sem medo... máquina fotográfica na mão e aí vou eu...