terça-feira, 2 de agosto de 2011

Post Privado

я

Meninos do ISCAP

onde é que já viram isto?

Num jardim aqui perto

Não vou comentar! :)

Севодния (Hoje)

Bárbara, José (o músico) e eu

http://www.youtube.com/watch?v=btVEmRqsMKA

Eu

No elevador - hoje de manhã eramos 16 lá dentro!

Drug´s de russo, vá pratiquem

Problemas no quarto, chamamos o... este.

O campo de basket
Palhaçada
À entrada do Instituto

A vista do nosso 14º andar

Tempos livres

Nos tempos livres aqui temos todo o tipo de jogos/actividades em que podemos participar, desde aulas de dança, bilhar, ping-pong, ginásio, discoteca... ainda ontem me convidaram para jogar volei. Só cá estou há dois dias!

Temperaturas

Quando cheguei estavam 34º, acho que hoje estão 17º (isto é verão para eles).

Soube hoje que temperatura normal para eles aqui é -25º, -35º sim já é frio para eles.

Que raio de país é este que vai dos -35º aos 34º?? 60º graus de oscilação entre estações.

Post Privado

Minha Vanda, se o tufão passou por cá eu nem o senti! :)

Stresses

Hoje tivemos muitos stresses quando foi para fazer contas. Disseram-nos que tinhamos de pagar uma quantia maior do que aquela que sempre nos tinham dito que teriamos de pagar cá.

Como não percebiamos o poruqê da diferença quisessmos saber óbviamente mas ninguém fala para nós e inglês e ao fim de duas idas à secretaria as pessoas já nos encaram muito mal, meia volta ouvimos a palavra portugal na bocas das pessoas e é claro que falam de nós.

Demos muitas voltas e lá nos explicaram muito direitinho tanto em russo como em inglês (porque afinal até falam inglês por aqui, há é muito má vontade) para onde ia cada rublo.

Estranhamente das pessoas que mais temos queixa cá, parece que com os espanhóis e com os checos são muito simpáticos. Ok...

Pagamos tudo mas percebemos que alguém cometeu o erro de não nos avisar de certas "pequenas" quantias que nos esperava cá.

Cartão de estudante


Do dia de hoje

As aulas começam às 9:30h (06:30 Portugal) todos os dias.

A professora é fixe, velhinha mas ensina bem. Percebi hoje que tenho mais aulas aqui num só dias que em duas semanas no ISCAP.

Estamos no nivel 0 mas não é o básico dos básicos, se eu não soubesse qualquer coisa não acompanhava. Já lemos e hoje até fui ao quadro.

A prof dá a aula toda em russo e explica tudo em russo também, aqui e ali vai dizendo uma palavra em inglês, espanhol... hoje usou até francês e português para nos orientarmos, mas essencialmente é sepre russo. Nós vamos percebendo pelo contexto e lá nos safamos. Já aprendi coisas que ainda não sabia. Outra coisa muito boa é que aqui oiço muito muito russo e a toda a hora,  por isso acaba sempre por te ficar qualquer coisa, ou pelo menos vou percebendo pelos contextos e pela entoação que eles usam!

Na aula temos uma praga Turca, o raio do rapaz não se cala, até o colega turco dele se queixa. Tenta sempre falar primeiro, mostrar que sabe mais, a prof pergunta aos outros outors e responde ele quando a prof pergunta só a ele ele mete sempre água! Enfim...

Só mais uma coisinha (para a malta do INESC)

Ainda não vi um único brasileiro aqui!!

Acham normal????

(era bom para ti André!) :))))

Quarteto Assai


Lembram-se do cubano músico que conheci por cá?

Ora aqui está ele...

A Rússia é um mundo.

Adoro os aviões daqui :)

São tão verdes :))))

Um bocadinho de hoje




Afinal

há sempre um cheirinho de casa em todo o lado.

Vejam lá

1 euro é mais ou menos 40 rublos... agora façam a conta! 

Segurança soviética!!!

Isto é o eu cartão de estudante temporário. Não me deixam entrar cá no instituto sem ele e como é óbvio eu já o deixei esquecido no quarto. Só me saiu um "na komnata, na komnata" (no quarto, no quarto)... e lá me deixaram entrar. Escusado será dizer que não me voltei a esquecer dele.

Ginástica extra


Fiquei no 14º andar. Disseram-me ainda e Portugal que os melhorzinhos ficavam do 10º para cima. Parece-nos bem, mas tens dois senãos... o calor que parece ser bem mais forte cá em cima e sempre que me esqueço de alguma coisa e tenho de voltar ao quarto demoro sempre nunca menos de 15 minutos a ir e voltar.

Hoje decidi experimentar as escadas com a Bárbara. Descer foi fácil mas depois de uma hora a andar a pé para conhecer o quarteirão, subir foi "engraçado".

Coleguinha...

nem aqui me livro deles!