segunda-feira, 8 de agosto de 2011

...

Estou muito cansada hoje, as caminhadas do fim-de-semana deixaram-me de rastos e hoje ainda me levantei para ir às aulas. Grande parte dos alunos faltaram hoje... imagino o fim-de-semana desta gente!!

Convidaram-me para jogar basket hoje... amigo, nem os olhos consigo mexer quanto mais...

Vou tomar um banho, fazer o jantar e estudar que bem preciso. Logo mais ainda passo cá a ver se tenho novidades de algum de vós... é sempre bom vir e encontrar coisas vossas escritas.

Só à chapada...

Desde que cheguei que ando à procura dos correios. Queriam andar dois postais e não há forma de encontrar os correios, e ninguém no instituto me sabe dizer.

Hoje a professora lá disse que sabia onde era e deu-me as direcções. Chego lá e era um banco ou algo muito similar que não deu para entender (a professora é velhinha coitada, pensei eu).

Como quero mesmo mandar os postais não tenho opção senão entrar e perguntar se sabem onde ficam os correios. A menina parecia inteligente, e eu tinha escrito no moleskine "Estação de Correios", devia ser fácil.

Então entro e pergunto muito devagar e ela não entendeu. Mostrei escrito e ela ficou na mesma, "fala inglês" pergunto, e ela diz que um bocadinho (não disse uma palavra que fosse e inglês o tempo todo). Pediu um minuto e foi perguntar ao segurança -  nada, então resolve perguntar à colega dela e nada também e vem outro segurança e é o mesmo.

Então estes três últimos juntam-se e começam a falar, e a olhar para mim e eu repito em inglês "post office"...e desatam todos a ir entre eles e a falar "é de portugal e quer saber onde é os correios mas não fala russo"... foi muito por alto o que eu percebi, e continuaram a rir.

Eu muito educadamente agradeci e virei costas não gosto que me deêm tanga. Por acaso não só me apanhou num dia bom como aquelas criaturam não falam ponta de outro idioma qualquer senão russo senão eu tinha-lhe dito "eu falo português, inglês, espanhol, arranho o françês e já entendo quaquer coisa de russo! Estão a rir-se do quê palermas..."

É incrivel como aqui muito pouca gente fala o inglês...e ainda gozam os outros... mas eu vou estar cá mais três semanas e sei onde eles trabalham, eu dia acordo virada do avesso e... comem sopa de urso!

Na aula da manhã

Hoje na aula da manhã aprendemos a palavra "TÁMOSNIA" :)))))))

O texto era sobre uma TAMÓSNIA... fixe não, só eu sabia o que era!

Para quem não sabe é Alfândega.

Até amanhã...


Já é tarde e amanhã é dia de mais uma rodada de aulas...

Hoje algumas pessoas ganharam umas lembranças, entre elas os meus pequeninos (que hoje vi e já fiquei a morrer de saudades!!).

Até amanhã a todos...

Hoje, pelos meu olhos...


"Praça Vermelha"









A Rússia não quer nada com Dragões, tá visto!

Ontem foi a águia, hoje é o leão... ai o caraças!


Nos entretantos...






Acabamos por tirar foto a tudo e com tudo :)

Tivemos a sorte de estar perto do Kremlin na hora da troca dos guardas num monumento que eles têm cá fora. Foi muito... rigoroso e militar! :)

Por último: Monumento a Pedro O Grande

Tinha na minha lista este monumento para ver, mas infelizmente não consegui ir tão perto dele quanto gostaria. Ao Domingo muitos dos acessos aqui e Moscovo estão fechados, especialmente na Praça Vermelha que hoje tinha todos os acessos restritos.

De qualquer forma aqui ficam as fotos.


Em seguida: A Catedral de Jesus o Salvador.

Todas as mulheres andavam de lenço aqui dentro (poucas eram as que não traziam, mas eu não sabia que se devia cobrir a cabeça, as ninguém disse nada).

Lá dentro estão as reliquias de S.Lucas e a capela consegue ser ainda mais bonita por dentro do que por fora. É mesmo pena que não deixem tirar fotos, mas a Bárbara tirou algumas :)