segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SEGUNDA-FEIRA - PRIMEIRO DIA (a viragem de 180º) última parte

Fomos procurar saber de ter internet no quarto e conhecemos um cubano muito muito porreiro. Fala espanhol, inglês e russo... é à nossa escolha. Ajudou-nos a falar co o senhor que trata de net (que só fala russo e é egipcio).
Adora o Porto, disse que ja foi tocar com o quarteto dele (Quarteto Assai) )ao Palácio da Bolsa várias vezes...   :) (com sorte ainda arranjo bilhetes de borla da próxima!!!).

Ao fim do dia fomos ao supermercado e aventuramos a pé pelo quarteirão que é enorme..

SEGUNDA-FEIRA - PRIMEIRO DIA (a viragem de 180º) parte 3


Começa a aula, a professora é amiga da Professora Helena do ISCAP que é a cooredenadora do russo (nice), mas parece mesmo é ser fã de espanhois.

Começamos por dar o alfabeto (fantástico, meso o básico), mas rapidamente a senhora acelera para palavras e frases por aí fora... de básico a aula não vai ter nada. Um dos turcos não se cala, a mania é coisa que a ele lhe assiste. Perguntei-lhe de onde era e nem me respondeu, azar, já levou co uma cruz em cima. Passou a aula toda a mostrar que sabia mais que todos, ou pelo menos que era muito rápido a responder... e quando era para repetir coisa era o que sempre falava mais alto.

Hora do almoço. (Os mexicanos não comeram, passaram a hora a "estudar" ou pelo menos a falar da aula)

Humm... não sei muito bem o que comi, muito menos o que comer a Bárbara. O Mateus queixou-se porque disse que era frango e ele é vegetariano. Mas não era mau, mesmo nada. Para pagar toda a gente diz o numero mas acabam por ter de nos mostrar o papel com a conta ou o número na máquina senão... "ia ne panimaio" :)

Voltamos para a aula e os mexicanos desapareceram, assim como o turco mais chato. Fizemos a aula sem eles. Foi fácil a aula de hoje, mas amanhã há mais... e já temos trabalhos de casa (onde é que eu já vi isto!!).

SEGUNDA-FEIRA - PRIMEIRO DIA (a viragem de 180º) parte 2


Estavamos ainda a tentar preencher o raio do papel (sem êxito) quando toda a gente já se preparava para sair quando entram mais duas pessoa para a sala. Como chegram muito tarde pediram ajuda à Bárbara (a menina que veio comigo para quem não saio), para preencher o papel... SURPRESA eram espanhois!! Fixe pensei eu, pratico o inglês o espanhol e o russo nas férias... :)

Desta altura passamos de ser só duas para passarmos a ser 5. Eu a Bárbara, a Eva o Mateus e o Javier.

Fomos então todos para um anfiteatro para uma apresentação falada em russo com uma tradução em inglês (manhosa mais uma vez) mas muito bem vinda.

Pergunta quem "quem fala russo" e 90% das pessoas do auditório levantaram a mão. Depois quem não fala (e meia dúzia lá se acusa, entre eles eu claro). A nós mandam para uma sala.

Enchemos a sala e dali resolvem separar-nos novamente em dois. O grupo 1 fica constituido pelo "grupo que fala espanhol" diz a prof. e então ficam os espanhois, nós, os mexicanos e os turcos (?????).

SEGUNDA-FEIRA - PRIMEIRO DIA (a viragem de 180º) parte 1

Informações úteis - pena serem em russo.
Às 10h fomos à recepção, era suposto irmos ter não sei onde, ter com não sei quem para fazer não sei o quê. Toda a gente fala russo e só russo e ninguém nos facilita a vida. Apenas uma pessoa nos falou em inglês e num inglês muito manhoso.

Chegamos a um corredor cheio de alunos e quase todos falam russo. Ninguém nos sorri sequer. Nós aproveitamos para nos queixar em português claro, assim eles sepre não entendem :) . Talvez por o português ser o idioma mais diferente aqui todos olham para nós, mas na verdade divertimo-nos muito com isso, dizemos tudo o que nos apetece.

Fomos para uma sala, deram-nos um papel para preencher em russo, só falaram em russo. Eu demorei cerca de uma hora para preencher as 4 linhas do questionário. Até que me fartei e fui ter com uma miúda que parecia mais acessivel e lá fizemos amizade com ela. É a Eva e é da Republica Checa. A todo o resto do pessoal daquela sala parece que a simpatia não lhes assiste.

A CHEGADA

Ontem foi um dia muito mau, muito provavelmente pelo cansaço que sentia. Entrar no quarto foi muito mau, tudo parecia que estava a cair, que estava sujo, só tive vontade de ir embora. Ninguém parecia fala inglês e nem pareciam serem muito simpáticas.

Fomos ao supermercado mais para sair daqui e só conseguios comprar uma garrafa de àgua, mesmo assim com gás que eu detesto, porque não dá memso para perceber nada.

Toda a gente parece constantemente mal humorada.

Adormeci um bocadinho e achei que estava em casa e quando abri os olhos e vi que estava aqui nem queria acreditar que era mesmo verdade. Pensei que ia ser um pesadelo ficar aqui um mês.

DUSSELDORF

Almoço no avião para Dusseldorf

O aeroporto de Dusseldorf

No aeroporto

Passei a noite em branco no aeroporto, tentei dormir mas não consegui de forma nenhuma. Havia sempre muita gente e por isso dá para passar bem o tempo.

Conheço o aeroporto de uma ponta à outra... vai dar jeito para a volta.

Pequeno almoço a caminho de Moscovo